Três modelos Oxford em preto para homem e um código secreto…

By 14 de Setembro, 2021Junho 1st, 2022Blog
Oxford em preto homem fato scaled

Seja para casamentos, reuniões ou serões, noites de teatro, concertos, cocktails ou para qualquer outro evento, desde que seja importante, o Oxford em preto para homem é fundamental.

O TOP dos Clássicos no calçado masculino começa na posição 1, com os Oxfords. Resta saber qual o estilo: Cap-Toe; o Peça Única ou o Wing-Tip e o porquê de cada estilo?

Provavelmente não revelamos mistério nenhum contando que, qualquer mulher ao imaginar um homem vestido com um elegante “fato-escuro”, imagina com certeza um homem calçado com um Oxford em preto, mas… de design simples.

Simpático e divertido não sabe ao certo se imagina um Marc – Peça Única, um Nero ou um César – Oxford Cap Toe. Também não sabe porque não um Gil – o Oxford Wing Tip?! Por outras palavras, o código secreto “Oxford not Brogues” precisa de ser revelado!

* ´Pour les connaisseurs´: o filme “Kingsman – The Secret Service” (2015)

Marc - Oxford Peça Única

Nero - Oxford Cap Toe

Gil - Oxford Wing-tip

A chave está no detalhe: Oxford preto liso ou Brogue?

Antes de qualquer outra explicação, precisamos responder a seguinte pergunta: o que significa o Brogue? O brogue representa o picotado que acompanha as costuras ou com o qual se criam padrões decorativos na biqueira (florão).

Quanto mais brogues o Oxford tiver mais informal de torna. O que significa que o “rei dos sapatos” – o Oxford em preto, liso ou com costuras muito discretas – está no nível mais alto da formalidade e são normalmente conjugados com fraques, tuxedo, “black-tie” , “fato-preto”.

Resumindo: os modelos Cap-Toe e os Peça Única são os modelos mais formais, devido a sua simplicidade. No entanto, não deixam de ser versáteis, sendo adequados para situações sóbrias, mas casuais compondo visuais discretos e elegantes com blazers de lã, camisolas ou calças casuais.

O Oxford Marc é um peça-única em preto, um modelo minimalista com uma só costura no calcanhar. O Oxford César ou Oxford Nero apresentam, por sua vez, uma biqueira de costuras simples – denominado Cap Toe.

O Oxford Gill é um Wingtip, ou seja, a sua biqueira ganha a forma de umas asas com brogue. A sua decoração diminui a sua formalidade.

Os Oxfords em preto ganharam o primeiro lugar e o segundo?

Os modelos de Oxford em cognac ou castanho médio com brogue ou sem, são indicados no dia a dia com materiais como jeans, algodão, lã, bombazine ou tweed. São ideais para compor looks casuais e de business contemporâneo. Hoje em dia são os preferidos dos noivos em casamentos casuais, com fatos de cor azul marinho, bege ou cinza.

Por último, mas não menos essencial, o que é um modelo Oxford e qual a sua história? Descobre no nosso Style Guide!

O mundo do vestuário masculino exercita um certo magnetismo, embora cheio de regras bastante rígidas de etiqueta. O@SrFato, uma guia para gentlemen Português  foi uma descoberta feliz . De uma forma artística e humorística ajuda-nos decifrar este mundo fascinante. Faça como nós e junta-te à sua comunidade!