Três modelos Oxford em preto para homem e um código secreto…

By 14 de Setembro, 2021Setembro 28th, 2021Sem categoria

Seja para casamentos, reuniões ou serões, noites de teatro, concertos, cocktails ou para qualquer outro evento, desde que seja importante, o Oxford em preto para homem é fundamental.

O TOP dos Clássicos no calçado masculino começa na posição 1, com os Oxfords. Resta saber qual o estilo: Cap-Toe; o Peça Única ou o Wing-Tip e o porquê de cada estilo?

Provavelmente não revelamos mistério nenhum contando que, qualquer mulher ao imaginar um homem vestido com um elegante “fato-escuro”, imagina com certeza um homem calçado com um Oxford em preto, mas… de design simples.

Simpático e divertido não sabe ao certo se imagina um Marc – Peça Única, um Nero ou um César – Oxford Cap Toe. Também não sabe porque não um Gil – o Oxford Wing Tip?! Por outras palavras, o código secreto “Oxford not Brogues” precisa de ser revelado!

* ´Pour les connaisseurs´: o filme “Kingsman – The Secret Service” (2015)

Marc - Oxford Peça Única

Nero - Oxford Cap Toe

Gil - Oxford Wing-tip

A chave está no detalhe: Oxford preto liso ou Brogue?

Antes de qualquer outra explicação, precisamos responder a seguinte pergunta: o que significa o Brogue? O brogue representa o picotado que acompanha as costuras ou com o qual se criam padrões decorativos na biqueira (florão).

Quanto mais brogues o Oxford tiver mais informal de torna. O que significa que o “rei dos sapatos” – o Oxford em preto, liso ou com costuras muito discretas – está no nível mais alto da formalidade e são normalmente conjugados com fraques, tuxedo, “black-tie” , “fato-preto”.

Resumindo: os modelos Cap-Toe e os Peça Única são os modelos mais formais, devido a sua simplicidade. No entanto, não deixam de ser versáteis, sendo adequados para situações sóbrias, mas casuais compondo visuais discretos e elegantes com blazers de lã, camisolas ou calças casuais.

O Oxford Marc é um peça-única em preto, um modelo minimalista com uma só costura no calcanhar. O Oxford César ou Oxford Nero apresentam, por sua vez, uma biqueira de costuras simples – denominado Cap Toe.

O Oxford Gill é um Wingtip, ou seja, a sua biqueira ganha a forma de umas asas com brogue. A sua decoração diminui a sua formalidade.

Os Oxfords em preto ganharam o primeiro lugar e o segundo?

Os modelos de Oxford em cognac ou castanho médio com brogue ou sem, são indicados no dia a dia com materiais como jeans, algodão, lã, bombazine ou tweed. São ideais para compor looks casuais e de business contemporâneo. Hoje em dia são os preferidos dos noivos em casamentos casuais, com fatos de cor azul marinho, bege ou cinza.

Por último, mas não menos essencial, o que é um modelo Oxford e qual a sua história? Descobre no nosso Style Guide!

O mundo do vestuário masculino exercita um certo magnetismo, embora cheio de regras bastante rígidas de etiqueta. O@SrFato, uma guia para gentlemen Português  foi uma descoberta feliz . De uma forma artística e humorística ajuda-nos decifrar este mundo fascinante. Faça como nós e junta-te à sua comunidade!

Leave a Reply