A Nossa história

A Sapataria do Carmo abriu portas em 1904 no largo lisboeta que lhe deu nome com um só objetivo: oferecer calçado português de alta qualidade produzido pelas mãos de mestres sapateiros. Foi Paulo da Cruz que tornou esta pequena loja num ícone do coração de Lisboa e, durante três gerações, a sua família deu continuidade ao projeto.

Em 2012, quatro empresários de uma mesma família tropeçaram nesta loja e acabaram por abraçar esta casa – tudo começou com um bilhete. “Estamos interessados”, escreveram no papel que deixaram sob a porta da Sapataria do Carmo que, à época, dava já sinais de estar deixada à sua sorte.

Pouco dias depois, fecharam negócio com a vontade de continuar com o legado e a tradição desta loja centenária, dando aos seus produtos alguns traços de modernidade.

Volvidos 117 anos, a Sapataria do Carmo continua fiel ao seu propósito: enaltecer o melhor do calçado português produzido com o savoir faire dos artesãos portugueses que lhes dão forma no norte do país.

A equipa

Sofia Lourinho

Formada em Ciências da Comunicação. Ao contrário do seu irmão João, é uma citadina assumida. Sempre atenta às últimas tendências, agora poder afirmar que realizou um dos seus sonhos: criar uma coleção de sapatos.

João Lourinho

Engenheiro Agrónomo de profissão e um apaixonado pela vida do campo, nunca esperou que os sapatos e os jacarandás do Largo do Carmo lhe dessem tanto sossego como os campos do Alentejo.

Denis Dâmaso

Licenciado em Audiovisuais e Multimédia é o nosso fotógrafo de serviço. Apaixonado por fotografia, cinema e artes urbanas aventurou-se neste projeto e criou toda a imagem corporativa da Sapataria do Carmo e Shoes You by Sapataria do Carmo.

Alexandra Lourinho

Fascinada por palavras escritas e lidas, jornalista de profissão e romena de coração. Sempre teve uma inclinação profunda e inconfundível por histórias de encantar e história em geral. Agora, escreve histórias sobre os sapatos.