A nossa loja

Estilo ao longo do tempo, since 1904!

Sapataria do Carmo

Há 110 anos que “enfrentamos” a indefinível atração por sapatos...

Fundada em 1904 a Sapataria do Carmo, uma das lojas mais antigas e carismáticas de Lisboa, reporta-nos, com alguma nostalgia, aos tempos passados. O nome em letras de ferro cá fora, as montras arrumadinhas, os sofás aveludados e as caixas antigas numeradas estão a concertar o mundo deste antigo espaço.

É uma casa centenária, pequena mas muito charmosa, que sempre se dedicou à venda de sapatos portugueses, de qualidade superior. Hoje em dia, não se trata apenas de uma sapataria, mas de um dos grandes ícones de carácter e elegância lisboeta.

Ao longo de 3 gerações, a Sapataria do Carmo pertenceu à mesma família, Paulo da Cruz, mas a partir de 2012 conta com uma nova gerência, 4 jovens empresários, todos da mesma família.

A nova liderança decidiu através de pequenos restauros valorizar e acentuar a beleza de cada peça de decoração existente. Decidiu continuar a tradição mantendo a excelência dos sapatos.

Agora, chama-nos no interior da loja o design específico dos anos 50 e um calçado masculino e feminino de beleza clássica, mas em consonância com as novas tendências, feito à mão e de fabrico nacional.

No início do Outono de 2014 a grande paixão por sapatos, principalmente por aqueles que são artesanalmente fabricados no norte do país, concretizou-se num novo espaço, porta a porta com a Sapataria do Carmo – Shoes You by Sapataria do Carmo.

Desde 1904

A criar história

Sapataria do Carmo

FEITO À MÃO, FEITO EM PORTUGAL

IMG_4798

D

ecidimos continuar a dedicar o nosso pequeno mas glamoroso espaço a um número selectivo de fábricas nacionais de calçado com uma forte componente de mão-de-obra artesanal.

Os materiais utilizados são pele de gama alta de origem portuguesa e italiana. As solas em couro são realizadas pelos próprios artesãos e para as solas de borracha são dos melhores fabricantes a nível mundial. Os métodos de fabrico são o Blake system e o Goodyear welted.

A nossa selecção: Armando Silva (desde 1946), Mariano shoes, (desde 1945), Centenário (desde 1941), Lunik- Fabrica de calçado.Lda (desde 1963), Helsar (desde 1979), Paradigma Footwear (desde 1988).

IMG_5554

Sapataria do Carmo

A nossa equipa

Sofia e Denis, Alexandra e João Pedro: gostos e inclinações diferentes, línguas e culturas diferentes, idades diferentes tiveram que se tornar num “tudo” quando o destino lhes deu a oportunidade de entrar no mundo fascinante do calçado e de se apaixonarem literalmente por sapatos. Mas uma decisão foi unânime e instantânea: manter a principal característica da emblemática loja: calçado português, feito à mão, da melhor qualidade.

DSC_1269

A

lexandra Lourinho: fascinada por palavras escritas e lidas, jornalista de profissão e romena de coração. Sempre teve uma inclinação profunda e inconfundível por histórias de encantar e história em geral e agora escreve histórias sobre os sapatos. Feliz ao pé do mar, do João Pedro e na companhia das suas 2 filhas.

 

João Lourinho: Engenheiro Agrónomo de profissão e um apaixonado pela vida do campo, nunca esperou que os sapatos e os jacarandás do Largo do Carmo lhe dessem tanto sossego como os campos do Alentejo.

S

ofia Lourinho, 26 anos, formada em Ciências da Comunicação. Ao contrário do seu irmão João, é uma citadina assumida. Sempre atenta às últimas tendências, não esconde o desejo de um dia poder criar uma coleção de sapatos.

 

Denis Dâmaso, 25 anos, licenciado em Audiovisuais e Multimédia é o nosso fotógrafo de serviço. Apaixonado por fotografia, cinema e artes urbanas aventurou-se neste projeto e criou toda a imagem coorporativa da Sapataria do Carmo e Shoes You by Sapataria do Carmo.

foto sofia e denis